O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mario Benício, mudou do dia 18 para o dia 24 de março a 69ª sessão extraordinária do colegiado na qual a proposta da Secretaria Estadual da Saúde (SES) de contratação de “Carretas da Saúde”. Como a coluna revelou, a contratação será discutida junto com a pauta da implantação do Gabinete de Crise-ações preventivas do Covid-19, criado pelo governo estadual, que é o item de justificativa da convocação.

A mudança ocorreu após a coluna publicar que a convocação feita na segunda-feira para a reunião na quarta-feira desagradou, pelo menos, quatro conselheiros, por desrespeito ao regulamento do colegiado, que prevê, no mínimo, três dias de antecedência para as reuniões extraordinárias e apenas um item de discussão.

A coluna mostrou que em meio à pandemia do novo coronavírus -- “Covid-19” -- que afeta o mundo inteiro, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) pressiona o Conselho Estadual da Saúde (CES-TO) para aprovar a contratação de “Carreta da Saúde” com previsão de custar R$ 20 milhões para a “saúde do homem” e para a “saúde da mulher” e também um novo serviço de diálise.

A “Carreta da Saúde” vai oferecer, para eles, consultas especializadas em urologia e exames de hemograma completo TSH, HDL, LDL, PSA, VDRL, Anti-HIV, Anti-HBS, HBsAG, Anti-HCV, TGO, TGP, Ureia, Creatinina e T3, além de ultrassonografia da próstata, por via abdominal. Para elas, serão consulta ginecológica, exame citopatológico, mamografia bilateral para rastreamento, ultrassonografia endovaginal e ultrassonografia pélvica.