Lailton Costa

Levantamento do jornalista Rafael Chaves, da CBN Tocantins em Araguaína, a partir de informações que ele pediu ao Corpo de Bombeiros, mostra que apenas dois estádios de futebol do Tocantins estão regulares nas vistorias do órgão e podem receber jogos, com a devida segurança do torcedor: o General Sampaio, de Porto Nacional e o Pereirão, de Paraíso.  

A corporação é responsável, segundo a Lei estadual 1.787, pelo gerenciamento, regulação e execução das atividades relacionadas à prevenção e proteção contra incêndio e pânico em edificações, instalações, locais de risco e aglomeração de público, como estádios de futebol.

Em cada estádio os bombeiros analisam e aprovam os projetos de segurança contra incêndio e pânico – elaborados pelos interessados - e expedem as certidões de regularidade. A do estádio portuense tem validade órgão até 4 de abril de 2020 e do estádio de Paraíso até 11 de setembro, segundo a corporação.

Os outros cinco estão irregulares, incluindo os maiores, Nilton Santos, na Capital, e Mirandão, em Araguaína. A situação é a mesma no Ribeirão (Tocantinópolis), Barretão (Santa Fé do Araguaia) e no
Arena da Taça (Araguacema).

A situação de cada um

Sem projeto -  Alguns estádios têm situação mais grave, porque sequer apresentaram o projeto de prevenção e combate a incêndio e pânico, exigido pela legislação.  Nesse caso estão o Ribeirão, de Tocantinópolis, o Barretão, de Santa Fé do Araguaia.

Nova vistoria - O Nilton Santos está irregular porque, embora emitida taxas para nova vistoria, ainda aguarda a entrada do projeto para o órgão vistoriar. Na vistoria, a Diretoria de Serviços Técnicos verifica o cumprimento das exigências das medidas de segurança contra incêndio e pânico.

Projeto reprovado - Já a Arena da traça, de Araguacema está irregular porque houve reprovação na análise da execução do projeto. Nesse caso, o projeto foi retirado para correção no dia 30 de dezembro e será preciso refazer o processo.

Em andamento - o Mirandão, de Araguaína, passa por vistoria. Até o relatório, é classificado como irregular.