Na 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Gurupi, a terceira maior do Estado, os servidores ficaram surpresos com as fotos rodando de celular em celular com o "kit corona de limpeza" remetido pela Diretoria de Polícia do Interior.

A foto retrata o "Termo de entrega de EPI's e material de limpeza - Covid19" e contém:

  • 01 (um) galão de 5L (cinco litros) de álcool em gel 70%;
  • 03 (três frascos de detergente 500 ml;
  • 05 (cinco) frascos de 1L de água sanitária;
  • 06 (seis) pares - 12 luvas cirúrgicas descartáveis;
  • 04 (quatro) máscaras descartáveis;

Essa regional, a terceira do Estado (atrás de Palmas e Araguaína) concentra a 12ª Central de Atendimento e a 86ª, a 87ª, a 88ª e a 89ª DPs, todas em Gurupi. Fazem parte desta DRPC, a 13ª Central de Atendimento de Alvorada, o núcleo de atendimento em Talismã e as Delegacias de Polícia (DPs) do interior:
- a 82ª (Aliança do Tocantins);
- a 83ª (Dueré);
- a 84ª (Formoso);
- a 85ª (Cariri);
- a 90ª (Figueirópolis);
- a 91ª (Araguaçú);
- a 92ª (Alvorada);
- a 93ª (Sucupira);
- a 94ª  (Peixe);
- a 95ª (São Valério da Natividade) e
- a 96ª (Palmeirópolis).

Resposta da SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) esclarece que não fornece “kit corona de limpeza” como denominou o jornalista Lailton Costa em sua coluna Antena Ligada, do Jornal do Tocantins na edição desta terça-feira, 31. Informa que todas as unidades de polícia enviam suas solicitações de materiais de limpeza e escritório à Delegacia de Polícia do Interior (DPI). Reforça que neste período atípico (Pandemia do novo Coronavírus), o envio de materiais tem sido realizado sem que haja necessidade de formalização da solicitação.
Ressalta que para reduzir custos com diárias e, ao mesmo tempo atender as demandas dessas unidades, bem como de todas as demais unidades vinculadas à SSP, foi criado um serviço denominado “mensageiro”. Dessa forma, os materiais solicitados são organizados e uma vez por semana o “mensageiro” realiza a entrega dos mesmos. Acrescenta, por fim, que quando há necessidade o deslocamento é realizado mais de uma vez na semana.

Comentário do colunista
A denominaçaõ "Kit corona de limpeza" é criação do colunista.