O ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) ganhou uma ação penal na Justiça ao conseguir a condenação do cabo da Polícia Militar aposentado, Edivardes Gomes de Sousa.

O juiz de Direito Gilson Coelho Valadares condenou o réu uma pena privativa de liberdade de dois meses e 20 dias de detenção, em regime aberto, por injúria. Em áudio compartilhado no whatsapp o cabo chamou o ex-gestor de “caloteiro, mentiroso, perigoso, nefasto, malandro, bandido, corrupto e inescrupuloso”.

Conforme consta na sentença, em setembro de 2017, o cabo aproveitou uma manifestação de professores da rede municipal para discursar em trio elétrico e atacou a honra do então prefeito. O discurso com os ataques foi gravado e acabou sendo divulgado pelo whatsapp ganhando repercussão. 

Durante o decorrer do processo, conforme os autos, o cabo chegou a informar em seu interrogatório “que estava de posse de alguns documentos que comprovavam o que falava” na data do ocorrido, entretanto, posteriormente teria se arrependido da sua fala e, inclusive, pedido desculpas. 

Porém, disse que “em momento algum atingiu a dignidade e o decoro da pessoa do querelante, sendo as palavras dirigidas à pessoa Pública, que no momento representava a Prefeitura de Palmas”.  

Para o juiz, “o áudio pelo qual o querelado cometeu a injúria foi disponibilizado em vários grupos de whatsapp, aplicativo esse que indiscutivelmente facilitou a divulgação do ilícito e ampliou mais ainda a ofensa irrogada contra a pessoa do querelante”.