O prefeito Carlos Amastha (PSB) viaja hoje para fora do Brasil, onde iniciará uma agenda de reuniões internacionais pela Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 23). Palmas ficará sob o comando da vice-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) até o dia 20, data do retorno de Amastha para o Brasil. Já o governador Marcelo Miranda (PMDB) viajará para a COP no sábado, acompanhado de uma equipe de dez pessoas. A vice-governadora Claudia Lelis (PV) assumirá.

Amastha avaliou que suas viagens, em parte custeadas pelos eventos e o restante pela Prefeitura de Palmas, custarão cerca de R$ 30 mil. “Sempre negociamos com os eventos para garantir algumas ajudas e para economizar ainda mais viajo sozinho, sem nenhum acompanhante da prefeitura”, contou.

Já o governo do Estado não divulgou o custo da viagem, apesar de ter sido questionado pela reportagem. Conforme publicação no Diário Oficial do Estado, Marcelo Miranda estará na Alemanha de 11 a 15, acompanhado de dez pessoas, entre elas o deputado estadual Nilton Franco (PMDB), com custo total para o Executivo. Outras duas pessoas terão suas passagens aéreas pagas pelo evento, ficando os demais custos para o Estado.

No período de 16 a 19 de novembro, o governador e mais sete pessoas participam de agenda em Haia, na Holanda, para tratar de projetos hidroviários sustentáveis, com ônus total ao governo do Tocantins.