Outra alteração no parlamento tocantinense diz respeito ao número de representação de mulheres, que saltou de três para cinco. Da atual composição foram reeleitas Luana Ribeiro, com 19.084 votos; Amália Santana, com 13.193 votos e Valderez Castelo Branco com 17.790. Juntam - se a elas para a próxima legislatura, Vanda Monteiro, eleita com 7.796 votos e Claudia Lelis, que chega ao Legislativo estadual com uma votação de 6.746 votos.

Estreantes

Exercerão mandatos pela primeira vez na Assembleia, Leo Barbosa, Jair Farias, Professor Júnior Geo, o empresário de Araguaína, Issam Saado, Vanda Monteiro, Ivory de Lira e Claudia Lelis.

Já os que receberam novamente a confiança dos tocantinenses para o exercício de mais um mandato são: Amélio Cayres, Amália Santana, Cleiton Cardoso, Eduardo Bonagura, Eduardo Siqueira Campos, Elenil da Penha, Jorge Frederico, Luana Ribeiro, Nilton Franco, Olyntho Neto, Ricardo Ayres, Valdemar Junior, Valderez Castelo Branco, Vilmar de Oliveira, Zé Roberto e Toinho Andrade.

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi o partido que mais elegeu deputados estaduais no Tocantins, cinco no total. Em segundo lugar aparece o Solidariedade (SD), com três deputados eleitos. O Partido Verde (PV), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Partido dos Trabalhadores (PT) elegeram dois deputados cada. Já os partidos DEM, PR, PTC, PHS, PSB, PP, e PP elegeram apenas um parlamentar cada.

A nova composição do Parlamento tocantinense trará reflexos diretos na Câmara Municipal de Palmas. Isso porque quatro dos 24 eleitos exercem atualmente o cargo de vereador da Capital.

Do atual quadro de parlamentares da Assembleia Legislativa, os deputados Eli Borges (SD) e Osires Damaso (PSC) foram eleitos deputados federais pelo Estado.

Mudanças

O legislativo da Capital também sofrerá mudanças em sua composição, pois com a eleição dos quatro vereadores, os suplentes Helinho da Civil (PV), Pastor Rogério (PRB), Claudemir Portugal (PRP) e Moisemar Marinho (Pode) passarão a ocupar o cargo definitivamente na Casa de Leis do município, a partir do próximo ano.