Levantamento do Paraná Pesquisas indica que 43,4% dos brasileiros acham que o presidente Jair Bolsonaro deve permanecer no PSL (Partido Social Liberal). Outros 37,5% pensam que não. Já 19% não souberam responder.

A pesquisa (íntegra) ouviu por telefone 2.240 pessoas em todos os Estados e o Distrito Federal. As sondagens foram realizadas de 31 outubro a 4 de novembro de 2019. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Bolsonaro é filiado ao PSL desde março de 2018. Escolheu a sigla para disputar as eleições presidenciais e ajudou a eleger uma bancada de 53 deputados federais. Ele vive um momento de conflito com integrantes da agremiação desde quando criticou publicamente o presidente da legenda, o deputado Luciano Bivar (PSL-PE).

De acordo com o estudo, 62,1% das pessoas acompanham o embate entre os membros da sigla. Já 37,9% dizem que não. Bolsonaro alega que a disputa dentro do partido não tem relação com os fundos partidário e eleitoral. Juntando os dois fundos, o PSL terá R$ 359 milhões em 2020.

O presidente da República afirma que o embate é por transparência no uso dos recursos. No entanto, disse nesta semana que há 90% de chances de ele criar um novo partido. Na nova agremiação, poderia definir quais serão os candidatos a prefeito nas próximas eleições e outras decisões.