Em Goiás, 39 dos 246 municípios não possuem sequer uma creche. Esse dado faz parte de um estudo técnico que foi apresentado pela secretária estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, durante uma reunião do governador Marconi Perillo com os prefeitos e os secretários de Educação de dez municípios.

O encontro buscou definir medidas de fortalecimento do Ensino Público Infantil através do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI). A proposta de Marconi é realizar parcerias para a construção de creches e reduzir o déficit de vagas nas unidades destinadas às crianças.

Denominado Aliança Municipal pela Competitividade, a articulação visa aumentar a oferta de vagas em creches municipais, construir novas unidades, reduzir desperdícios e cuidar da manutenção diária dos prédios onde as escolas municipais estão instaladas.

Entre os participantes estavam os prefeitos Gustavo Mendanha (Aparecida de Goiânia), Roberto do Órion (Anápolis), Hildo do Candango (Águas Lindas), Sônia Chaves (Novo Gama), Pabio Mossoró (Valparaíso), Jânio Darrot (Trindade), Cristóvão Tormin (Luziânia), os presidentes da Associação Goiana de Município (AGM), Cleudes Baré, e da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, além dos secretários municipais de Educação de Goiânia, Marcelo Ferreira da Costa de Souza, e de Rio Verde, Miguel Rodrigues Ribeiro.