O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que 22 pessoas foram presas até o início da tarde deste domingo (30) por prática de crimes eleitorais. As prisões ocorreram no Rio (13), Rio Grande do Sul (3), Espírito Santo (3), Bahia (1), Pernambuco (1) e Mato Grosso (1). Ao todo, o TSE registrou 199 ocorrências em todo o país.
Dos 22 casos que resultaram em prisão, 17 foram por boca de urna, três por divulgação ilegal de propaganda (todas no Rio Grande do Sul) e duas por motivos não informados.
O Ceará lidera em número de ocorrências, com 154 casos. Há segundo turno nas cidades de Fortaleza e Caucaia. Ninguém foi preso no Estado.
Até as 13h15, apenas dois candidatos haviam se envolvido com problemas na polícia por fazerem boca de urna em locais de votação. Eles foram liberados após advertência.
Até o mesmo horário, a Justiça Eleitoral havia substituído em todo o país um total de 519 urnas eletrônicas que apresentaram problemas técnicos, o que corresponde a 0,5% do total usado no país. Nenhuma seção eleitoral teve que recorrer à votação manual.
Os maiores problemas com as urnas ocorreram no Rio, que substituiu 167 equipamentos, o que corresponde a 0,7% do total usado no Estado.
O Rio é o maior colégio eleitoral neste segundo turno, com 7,9 milhões de eleitores.