Reunindo nove governadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País, ocorre em Palmas nesta quinta e sexta-feira, 1º e 2 de agosto, o 18ª Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Também participarão do evento secretários de Estado e técnicos, e o objetivo do encontro é debater o desenvolvimento sustentável da região e o alinhamento do planejamento estratégico do grupo para este segundo semestre deste ano.

Os governadores que estarão presentes, além de Mauro Carlesse, do Tocantins são: Gladson de Lima Cameli do Acre; Antônio Waldez Góes da Silva do Amapá; Wilson Miranda Lima do Amazonas; Flávio Dino do Maranhão, Mauro Mendes Ferreira do Mato Grosso, Antonio Oliverio Garcia de Almeida Roraima; Marcos José Rocha Dos Santos de Rondônia. Quem representará o Pará será o vice-governador, Lúcio Vale.

O evento tem previsão de início às 8h30, no Instituto de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), com o credenciamento. As 8h45 começam as reuniões das Câmaras Setoriais e do Conselho de Administração, que deve debater a proposta de cooperação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), implementação da carteira de projetos, acompanhamento da agenda de trabalho das câmaras setoriais, assuntos administrativos, Estatuto e Carta de Palmas. A previsão é que a programação se estenda por todo o dia, até as 18h30.

No segundo dia o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), irá recepcionar os chefes de estado às 8h15, para um café da manhã privativo em seu Gabinete no Palácio Araguaia. Às 9h20 haverá reunião dos governadores e conselheiros com representantes da Cooperação Internacional. Das 10h15 às 10h45, os chefes de Estado irão conceder entrevista coletiva para veículos de imprensa e a previsto de encerramento deve ser às 12h30.

A criação do Fórum de Governadores da Amazônia Legal ocorreu em 2008, com o objetivo de discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável, que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a região.