O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (27) que a Petrobras é uma estatal que “só dá dor de cabeça” e reafirmou que a empresa está no radar de privatizações do governo.

“É uma estatal que, com todo respeito, só me dá dor de cabeça. Nós vamos partir de uma maneira de nós quebrarmos mais monopólio, quem sabe até botar no radar da privatização. É isso que nós queremos”, disse em entrevista à Jovem Pan News, canal de televisão que estreou nesta quarta-feira.

Bolsonaro criticou a petroleira ao dizer que a empresa só gera lucro para os seus acionistas. “É uma empresa que hoje em dia está prestando serviços para acionistas, mais ninguém”, afirmou.

“Você comprar ação de qualquer empresa você pode perder. Na Petrobras, você não perde nunca. Ou seja, essa empresa é nossa ou de alguns privilegiados?”, disse.

O presidente repetiu que o preço dos combustíveis subiu em todo o mundo, mas que no Brasil “subiu menos”. O chefe do Executivo também voltou a criticar governadores por causa do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de combustíveis. Ele defendeu o “congelamento” do imposto.

“Dado a bitributação do ICMS, o volume arrecadado por eles [governadores] quase que dobrou de 2019 para cá. Tem algo errado aí”, afirmou. Bolsonaro afirmou que a cobrança do imposto deveria ser feita por meio de um valor nominal.

Em fevereiro, o governo enviou projeto sobre o assunto para mudar a cobrança do ICMS. Atualmente o ICMS incide sobre o preço do combustível (valor médio ponderado ao consumidor final, reajustado a cada 15 dias) e cada Estado tem competência para definir a alíquota.