Vazou um áudio onde o juiz federal Sérgio Moro discute com os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após o fim das gravações oficiais feitas pela Justiça Federal. O diálogo foi registrado no do depoimento de José Afonso Pinheiro, ex-zelador do Condomínio Solaris, no Guarujá (SP).  

Foi realizada uma videoconferência para que o ex-zelador se manifestasse. Na gravação, o juiz questionou as estratégias da defesa do ex-presidente e pergunta ao advogado Cristiano Zanin Martins se será feita uma representação contra a testemunha.

“Vamos ver se [a testemunha] não vai sofrer queixa-crime ou alguma ação de indenização, a testemunha, né, por parte da defesa…”, disse Moro.

O questionamento de Moro faz referência as tentativas dos advogados de retirá-lo do processo em que o Lula é réu na Lava Jato. A defesa chegou a solicitar a prisão do magistrado por abuso de autoridade.

Em resposta, Cristiano Zanin Martins rebateu o juiz dizendo:  “Depende… Quando as pessoas praticam atos ilícitos elas respondem por seus atos. Eu acho que é isso o que diz a lei”. “Você vai entrar com essa indenização contra ela [a testemunha], doutor?”, perguntou Sérgio Moro. 

“Não sei, o senhor está advogando alguma coisa para ela [testemunha]?”, questionou o Zanin. “Não sei, a defesa entra contra todo mundo, com queixa-crime, indenização…”, sugeriu o juiz.

“Eu acho que ninguém está acima da lei. Da mesma forma como as pessoas estão sujeitas a determinadas ações, as autoridades também devem estar”, disse Martins. “Tá bom, doutor. Uma linha de advocacia muito boa”, encerrou o juiz responsável pela Operação Lava Jato.

Depoimento

A discussão aconteceu após o depoimento do ex-zelador do Condomínio Solaris, José Afonso Pinheiro. No local está localizado o apartamento Tríplex, que, de acordo com o Ministério Público Federal, teria sido reformado pela construtora OAS para uso da família do ex-presidente como forma de pagamento de propina por contratos da Petrobras.

Na audiência, Afonso, que disputou as eleições de outubro como candidato a vereador pelo Partido Progressista (PP) com a alcunha de Afonso Zelador do Tríplex, irritou-se quando foi questionado pelo defensor Cristiano Zanin sobre como se deu seu ingresso na política nas eleições de outubro. José Afonso Pinheiro xingou um dos advogados de Lula. "Vocês são um bando de lixo!", disse.