Sou contra a militarização das escolas como plano de governo. Se você não é, provavelmente tem alguma história com o militarismo ou está sendo inocente o bastante para acreditar no conto de fadas da militarização escolar como a solução para os frangalhos em que se encontra a nossa educação pública.

Não votarei no PT. Sou professor há mais de 10 anos, pós-graduado em linguística aplicada na educação, pesquisador. Também conheço a realidade das escolas das periferias, das municipais, estaduais, militares e federais. Sou pai, quero e luto por uma educação melhor. Trabalho na rede pública e particular, respiro educação 24 horas por dia. Então, não levanto argumentos baseados em achismo.

As escolas militares são modelos em educação? Sim. Do mesmo modo que as federais, as particulares e algumas municipais e estaduais que possuem um maior investimento por parte do poder público. Agora, responda-me, o que faz com que essas escolas sejam diferenciais em educação? Se responder que é a disciplina, então você está de acordo com o meu pensamento – para ter disciplina não é necessário ser militar.

Se alguém prometer algum milagre para salvar a educação brasileira da indisciplina, do analfabetismo, da evasão escolar, da desvalorização, da marginalização, não acredite. Não há milagre, o que diferencia esses centros educacionais dos demais é, obviamente, receber um maior investimento por parte do poder público.

Qualquer promessa, além dessa, é menosprezar sua inteligência. Não seja inocente, contos de fadas são importantes, mas são apenas alegorias, não os entenda como a realidade. No mais, você já ouviu falar de algum país que implantou um plano de governo, como este, e hoje é referência em educação no mundo? Finlândia, Coreia do Sul, Hong Kong, Japão, Cingapura, todos estes apostaram no investimento em educação.

Se você está pensando: mas somos um país pobre, saqueado pelos políticos e não temos verbas suficientes para investir em educação pública de qualidade. Nesse caso, você concordou comigo, pois para criar outros colégios, com o mesmo padrão dos militares, é justamente isso que o governo terá que fazer, investir em educação. Ou seja, não irá fazer, é só uma estratégia, marketing político.

Se você está lendo este artigo como uma crítica aos colégios militares, você não foi capaz de entender a tese, releia a introdução. Não sou contra os colégios militares, reconheço a eficiência e a importância destes para a sociedade. Porém, isso não pode ser colocado como plano de um governo sério, que tenha a intenção de melhorar a educação de um país.

As pessoas confundem. Colégios militares são modelos não por impor disciplina, e sim por ter maior investimento que os demais. Não há milagre, só existe uma maneira de melhorar a educação: investir em educação.

Não querendo dar spoiler, mas, o que lhe disser além disso, é uma piada de mal gosto, é tratar o interlocutor como desprovido de inteligência, é o conto de fadas da educação, daqueles que eu e você já sabemos o final.