Uma vez na faculdade, numa das primeiras aulas do semestre, um professor tirou um celular do bolso e mostrou a turma e disse: “nós ainda não estamos preparados para conviver com esta maravilha moderna, portanto desligue o seu telefone e guarde-o dentro da mochila.” É lógico que ele estava se referindo ao incômodo que era no meio da aula o celular de alguém tocar, interrompendo a aula e desconcentrando todos.

Hoje o problema não é somente esse, e sim os problemas posturais e funcionais que esse equipamento vem causando. E pior, sem as pessoas se darem conta do que está ocorrendo!

É assustador o número de pessoas portadoras de hérnia de disco e protusões que são diagnosticadas todos os dias, e quando identificamos os motivos, na sua grande maioria, são simplesmente disfunções mecânicas causadas por má postura.

O pior é que não percebemos que isso vai ocorrendo ao longo do tempo e, quando nos damos conta, já estamos sentindo os efeitos de tais problemas, que infelizmente são as dores.

Quem nunca sentiu uma “dorzinha” após longas horas no celular ou computador? Ou pior, só percebeu que estava numa posição inadequada quando sentiu fadiga e/ou desconforto? Pois é, fazemos isso inúmeras vezes ao dia, e muitas vezes não nos damos conta do que isso está causando ao nosso corpo.

É lógico que o celular, o tablet, o computador, fazem parte da nossa vida e que são indispensáveis nos dias de hoje. Então o que fazer? Atividade física. É isso mesmo!! Temos de nos preparar para viver a vida moderna também. Da mesma forma que nossos avós e bisavós tinham de estar preparados para se deslocarem por longas distâncias

caminhando (por não terem acesso a veículos), nós também devemos nos preparar para a modernidade.

Então devemos “malhar”? Não necessariamente exercícios de força farão você parar de sentir os tais incômodos, mas sim, uma série de exercícios para: ativar músculos sinergistas (músculos que são responsáveis por nossa postura), reeducação funcional (ensinar nosso corpo a estar em posições mesmo que não estejamos pensando na mesma), alongamento dos músculos da cadeia anterior (abdome, peitorais) e fortalecimento dos músculos antigravitacionais (posteriores).

Essas ações irão fazer com que seu corpo entre em equilíbrio gravitacional (quando o centro de gravidade está bem alinhado com o sistema músculo esquelético) fazendo com que você se incomode quando se colocar em uma posição que possa lhe causar algum dano. Alcançando esse equilíbrio você com certeza se livrará daquelas incômodas dores e/ou evitará que venha a ter, melhorando e mantendo sua qualidade de vida!!! Fique informado!



R ony Karther
é professor de Educação Física com especialização em Anatomia Humana e Biomecânica

E-mail:

4lifeestudio@gmail.com