Muitos amigos e colegas me perguntam, o que é a APJ?

Como de costume respondo sempre com a mesmas palavras, “A Ação Paramaçônica Juvenil – APJ é uma Instituição Paramaçônica para jovens de ambos os sexos, com idade entre 07 e 21 anos, de âmbito nacional, criada pelo Grande Oriente do Brasil. Que em outras palavras um grupo de jovens da Maçonaria”.

Hoje percebo que não dava uma resposta adequada, pois a APJ, não é apenas uma Instituição Paramaçônica, não é só um grupo de jovens. A Ação Paramaçônica Juvenil é uma família composta por jovens de todas as classes sociais, de todos os credos religiosos e de todas as raças.

Na APJ, assim como em outras famílias há discursões, conflitos de opiniões, brigas, mas acima de tudo há amor. Um amor que nos faz olhar para nosso interior, assumir nossas diferenças, pois sabemos que ninguém é igual. Não queremos ser iguais, sabemos que nossas diferenças foi o que nos trouxe até aqui e, será ela que nos conduzirá para o sucesso.

A família APJ é uma verdadeira escola de líderes, nela aprendemos que não precisamos ser o melhor em tudo, mas sim temos que procurar sempre ser o melhor naquilo que fazemos. Aprendemos que precisamos olhar para nosso interior e procurar hoje ser melhor do que fomos ontem.

Aprendemos também que juntos somos mais fortes, carregamos isso em nosso lema: “Não há corrente mais forte, que seu elo mais fraco”. Ao mesmo tempo que temos um elo mais fraco, tornamos ele o mais forte, pois esse elo mais fraco é o que nos torna um.

Agora sei o que responder quando voltarem a me perguntas o que é a APJ?

Só precisarei responder: “A Ação Paramaçônica Juvenil é uma FAMÍLIA, da qual me orgulho em fazer parte”.


Nilsson Neres é estudante de Comunicação Social (Jornalismo) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

E-mail:

nilsson@uft.edu.br