O reaproveitamento e destinação de resíduos sólidos urbanos é um dos principais temas sócio-ambientais das últimas décadas. De acordo com a ONU-Habitat, estima-se que 1,3 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos sejam gerados por ano em todo o planeta, tais como produtos têxteis, plásticos não recicláveis, resíduos de madeira, lixo comum ou embalagens de alimentos sujas. Destes, 68% são despositados em aterros, ou incinerados.

A Enerkem, uma empresa canadense de capital fechado do setor de bioenergia, está produzindo Biocombustíveis e Produtos Químicos tendo por matéria-prima o lixo comum e seus resíduos sólidos. Um destes biocombustíveis, o etanol, representa 76% do consumo global de biocombustíveis, atingindo um máximo histórico de 120 bilhões de litros em 2015. Atualmente, 64 países já estabeleceram mandatos de mistura ou metas para aumentar o conteúdo de biocombustível na mistura com combustíveis de fontes fósseis, número este que só tende a crescer a cada ano.

A unidade fabril localizada na cidade de Edmonton (Canadá), desde 2014 está em atividade, sendo a primeira refinaria comercial do mundo a utilizar resíduos sólidos urbanos para produção de metanol e etanol. A capacidade de produção é de 38 milhões de litros (10 milhões de galões por ano). Essa cidade hoje é praticamente autônoma em combustíveis para seu transporte público, tudo feito do aproveitamento de 90% de seu lixo não-reciclável.

A Enerkem possui a patente do processo de transformação e já figura como um das principais empresa de tecnologia “verde” do mundo. Dentre as diversas vantagens, a tecnologia de transformação patenteada não compete com a oferta de alimentos (tais como os biocomubstíveis feitos do milho ou da cana-de-açúcar), não tem impacto no uso da terra, tem por matéria-prima resíduos e biomassa residual, estimula a coleta seletiva de lixo e estabelece uma economia circular.

Esta iniciativa vanguardista fornece uma solução eficaz para a gestão sustentável do lixo, que é complementar à sua reciclagem, diversifica a matriz energética local e do país, contribui para redução da emissão de gases do efeito estufa, está alinhada às diretrizes internacionais de mudanças climáticas e é efetivamente uma fonte de energia limpa e sustentável. Cabe ressaltar que a empresa licencia seu direito de exclusividade e encontra-se aberta a estabelecer parcerias pelo mundo afora, sendo definitivamente um exemplo a ser seguido pelas municipalidades brasileiras.


Thiago Costa Dias é mestre em Relações Internacionais pela Université de Liège - Bélgica.