A internet revelou-se uma ferramenta capaz de modificar hábitos sociais, práticas de consumo cultural, ritmos de produção e distribuição da informação, criando novas relações no trabalho, lazer, novas formas de sociabilidade e de comunicação social.

No entanto, as notícias falsas sempre estiveram presentes na sociedade causando-lhes um impacto profundo no processo de formação de opiniões. Esse fenômeno que hoje se apresenta com uma nova roupagem chamada de Fake News acompanhou o desenvolvimento da sociedade e principalmente das mídias digitais  numa velocidade incrível, desconstruindo aquele velho ditado de que “A mentira já morreu de velha”.

Mas, o que devemos fazer quando essa informação é camuflada como se fosse um fato verdadeiro, mas é uma informação falsa?  Como combatê-la e como minimizar os danos sociais causados por ela? Antes de tudo, precisamos entender e compreender o que é uma notícia e como ela surge diante dos fatos.  

 Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. A sua linguagem deve ser objetiva, acessível e impessoal, com intuito de representar a realidade dos fatos, sem julgamento pessoal.

“De forma simplificada, notícia é todo fato relevante que desperte interesse público, ensinam os manuais de jornalismo. Fora dos manuais, a notícia, na verdade é  tudo que os jornalistas escolhem oferecer ao público”. (Ricardo Noblat, no livro O que é ser jornalista?).

O lide jornalístico (Comando, introdução)-primeiro parágrafo do texto jornalístico- tem a missão de transmitir as principais informações das notícias para o leitor e deve  responder às seguintes perguntas: O quê? Quem? Onde? Quando, Como? Por quê?

Por isso se  faz necessário checar a veracidade da informação, identificar  a fonte,  saber se  aquele veículo que está noticiando  tem credibilidade e principalmente se o autor daquela informação tem credibilidade no meio jornalístico.

Faça uma busca rigorosa em outros veículos de comunicação, sítios noticiosos, para ver se realmente se aquela notícia é verídica, antes de compartilhá-la, pois geralmente a falsa notícia vem carregada de apelos sensacionalistas, em seus títulos, e sempre são disseminadas posteriormente a uma noticia verdadeira, o que permite mais ainda sua propagação.

 No entanto, o problema maior reside no fato do compartilhamento das informações falsas por parte dos internautas sem verificar a veracidade das informações, o que faz com que haja uma maior disseminação das notícias falsas.

Convém lembrar-se da repercussão dos conteúdos falsos disseminados em massa na eleição à presidência de Donald Trump, nos Estados Unidos, no ano de 2016. E as medidas que o Brasil tomou para evitar a propagação de notícias falsas durante as eleições de 2018, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) demonstrou preocupação sobre o assunto durante o pleito eleitoral.

Para alguns especialistas, a sociedade deveria fazer um esforço coletivo para combater as fake news, tendo como sua principal arma, a “alfabetização digital”, como forma de identificar e reconhecer uma notícia falsa e ao mesmo tempo aprender a compreender o processo de criação de um fato noticioso,  dessa forma o indivíduo estaria desenvolvendo seu senso crítico e ao mesmo tempo fazendo um filtro no que realmente é verdadeiro, e o que é falso, no mundo virtual.

Do mesmo modo, a alfabetização virtual teria que começar concomitantemente com a educação de base de  crianças e adolescentes para a interpretação de textos e consumo midiático, como forma de reduzir a disseminação de notícia falsa, sobretudo no ambiente das redes sociais.

Ademais, é preciso que os cidadãos saibam discernir sobre o que são mídias falsas, obtendo um pensamento crítico e cético, pois a preocupação com a verdade não deve perder espaço na sociedade e no debate público, em hipótese alguma.

Destarte, conclui-se então, que o combate às fake news, é de suma importância, pois as notícias falsas enganam as pessoas, distorcem a ciência, comprometem eleições, e para isso é primordial que o  leitor/internauta saia de sua bolha digital e comece a desconstruir as falsas narrativas propagadas pelas fake news; que são produzidas e pensadas para atingir determinado objetivo específico, onde os danos causados por elas são imensuráveis do ponto de vista social, e pessoal, tendo como seu maior objetivo a desinformação da sociedade.