Jonas Barros
Presidente do Gurupi Prev
 
A travessia da Ilha do Bananal é uma estrada importante, porque liga duas regiões produtivas de diferentes estados, e Gurupi será o grande pólo.
 
Atualmente o trajeto é  de aproximadamente 1000 km, encarecendo o transporte da matéria prima e dos produtos. Depois de terminada a obra, pelo novo trajeto, serão menos de 100 km.
 
A abertura dessa estrada aumentará a logística de Gurupi que atualmente atende 17 cidades. A TO 500  vai aproximar o Tocantins do Mato Grosso, beneficiando Gurupi estrategicamente devido à ferrovia Norte Sul, à Br 153,  à TO 242, que liga ao estado da Bahia, e em breve a ferrovia Leste Oeste com pátio em Figueirópolis.
 
A senadora Kátia Abreu foi muito feliz ao requerer ao plenário do Senado a realização dessa audiência pública, para que na presença do Ministro da Infraestrutura, os governadores dos dois estados, órgãos ambientais (Funai e IBAMA), prefeitos, vereadores, lideranças indígenas, representantes dos segmentos organizados, manifestem-se pela aprovação da construção  da estrada, que com certeza será construída numa parceria público-privada envolvendo o governo do Tocantins.
 
A audiência será um marco para a consolidação e implantação da TO, e a senadora Kátia Abreu foi bastante diligente ao articular o encontro dos interessados e os órgãos ambientais responsáveis pela área do trajeto da estrada.
 
Com a construção da Trans Bananal os estados poderão circular suas riquezas com um custo bem inferior ao atual. Ganharão o Tocantins e o Mato Grosso, além de Gurupi, que será o grande trevo desse progresso.