Marcio Greick
Jornalista
 
Enquanto isso muitos defendem nas redes sociais que o coronavírus é apenas uma arma usada na guerra econômica entre China e EUA e que o país asiático saiu vitorioso. 
 
Do lado de cá, o presidente Jair Bolsonaro, chama a pandemia de histeria coletiva e que a mídia está superdimensionando o problema, enfim, o Coronavírus chegou ao Tocantins com um caso confirmado, até a manhã desta sexta-feira, 20 de março. 
 
Mas o Coronavírus ainda não chegou na comunidade, ele está surfando na classe média, a mesma que está perdendo dinheiro nas bolsas, deixando de andar de avião para o exterior, e que há três dias resolveu bater panela, deixando a equipe econômica em alerta.
 
O Governo resolveu anunciar medidas ainda incipientes e continua tripudiando dos brasileiros sobre a gravidade da Covid-19, ao colocar em dúvida a ciência, e se expor ao entrar em contato fisicamente com seus eleitores (ou seria fanáticos?).
 
Enquanto isso países na Europa fecharam suas fronteiras, adotou medidas drásticas e econômicas depois de ver a tragédia na Itália.  Estamos entrando em recessão econômica, por causa do Coronavírus - a bolsa chegou a parar de operar, enquanto isso uma imensa maioria desrespeita Decretos e orientações de como se precaver do vírus. Pela manhã vi muitos idosos fazendo compras em um supermercado acompanhados. Um funcionário fazia a higienização dos carrinhos, de forma hercúlea.
 
Nas redes sociais e nos noticiários as asneiras ditas por um presidente visivelmente transtornado, quiçá infectado, que teve contato com mais 23 pessoas da sua comitiva durante uma viagem internacional, nos dá a dimensão de como estamos órfãos de um Estadista à frente do cargo mais alto da nação.
 
O fato do Tocantins ter apenas um caso confirmado não nos exime de dobrarmos os cuidados e exigir medidas austeras dos governantes.
 Com a propagação rápida do vírus muitas pessoas já podem estar contaminadas e o mais grave que são vítimas assintomáticas, aumentando significativamente o contágio.
 
Se não seguirmos os protocolos e as recomendações dos órgãos de saúde teremos dados assustadores. Precisamos pensar no próximo e deixar o ego de lado. 
 
O melhor remédio é evitar aglomerações, se isolar em casa, usar água e sabão ou o álcool em gel, e antes de usar máscaras, distribuir amor ao próximo.