O governador Marcelo Miranda desembarcou na tarde desta sexta-feira, 23, no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas. Apesar de ainda não ter se manifestado sobre a cassação, existe a expectativa que ele comente a situação ainda hoje.

Os mandatos de Marcelo e da vice-governadora Cláudia Lélis foram cassados na manhã desta  quinta-feira, 22, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com cinco votos favoráveis e dois contra.

Quem deverá assumir o governo será o presidente da Assembleia, Mauro Carlesse, que também desembarcou na Capital na manhã desta sexta-feira.

A decisão favorável do TSE tem aplicação imediata e o gestor deverá se afastá-los dos cargos para que possam ser realizadas novas eleições, que devem ser organizadas entre 20 e 40 dias, assume o governo do estado o atual presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, o deputado estadual Mauro Carlesse

O candidato eleito ficará à frente do Executivo Estadual até o final do ano. Com isso, o Estado do Tocantins terá duas eleições a Governador do Estado em 2018. Esta é a segunda vez que Marcelo Miranda tem o cargo cassado.

TSE

Os ministros do TSE acompanharam o voto do relator do processo, ministro Luiz Fux, compreendendo que houve caixa 2 na campanha eleitoral de 2014, com utilização de recursos não declarados à Justiça Eleitoral. Na época, foram apreendidos R$ 500 mil em um avião no interior do Goiás, com santinhos de Marcelo Miranda e outros políticos. O avião seria de propriedade do partido do então candidato a governo do Estado, PMDB.

Jornal do Tocantins segue acompanhando o caso e trará mais informações a qualquer momento.