O ex-prefeito de Chapada da Areia, Raimundo Carreira Varão, foi denunciado criminalmente pelo Ministério Público do Estado (MPE-TO) por supostos desvios de verbas públicas que teriam ocorrido entre os anos de 2005 e 2007. De acordo com o órgão de fiscalização, o que fundamentou a denúncia foi a decisão do pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) que julgou irregulares as contas do ex-gestor por prejuízos causados ao erário municipal no valor de R$ 298.653,45.

Esse montante seria referente à construção de obras de infraestrutura superfaturadas e de irregularidades na contratação de serviços. No ano passado, o TCE chegou a condenar Varão após fiscalizações técnicas in loco. Entre as irregularidades estão o superfaturamento na construção de mata-burros, de pontes e de um campo de futebol, além do superfaturamento na locação de veículos. O ex-gestor também teria, segundo o MPE, elaborado contratos fictícios referentes a serviços que não foram prestados, sendo que o intuito era sacar os valores para o próprio Varão.

O promotor de Justiça Gustavo Schult Junior, da Comarca de Pium, ajuizou a ação, sujeitando o ex-gestor à pena de prisão. Além da denúncia, também foi proposta uma ação civil pública visando garantir a reparação do dano causado ao erário.

O Jornal do Tocantins não conseguiu contado com o ex-prefeito ou com sua defesa, porém o espaço está aberto caso queiram se posicionar sobre a denúncia.