As temáticas de desenvolvimento e as potencialidades turísticas da região Sudeste do Tocantins foram o foco do segundo seminário Sudeste Mostra a sua Cara, realizado ontem, em Dianópolis, das 14 às 20h no auditório do colégio João D’Abreu. O projeto divulga o potencial de Natividade, Almas, Dianópolis, Rio da Conceição, Aurora do Tocantins, Arraias, Paranã, Taguatinga, Novo Jardim e Jaú do Tocantins.

De acordo com superintendente do Sebrae, Omar Hennemann, as expectativas para o seminário foram superadas. “Tivemos o dobro de pessoas que esperávamos participando. Isso mostra o interesse da comunidade em desenvolver a região através do turismo”, contou Hennemann lembrando que a região tem como estigma uma história de pobreza. “Essa região já foi chamada de corredor da morte e isso foi colocado fora e não faz mais parte do vocabulário do Sudeste tocantinense”, explicou.

Para a prefeita de Natividade, Martinha Rosa (PTN), o projeto faz a diferença para os municípios. “Natividade já está incluída no projeto e já está começando a ver as vantagens. A iniciativa movimenta o comércio e estamos fazendo de tudo para explorar o potencial turístico de Natividade”, contou Martinha, que anunciou a parceria com o Sebrae em outras ocasiões. “A Romaria do Senhor do Bonfim, a partir do próximo ano estaremos organizando com esse apoio do Sebrae dando essa pegada mais turística e aproveitando que esse é o maior evento religioso do Tocantins”, contou.

Onassys Moreira (PSD), prefeito de Jaú do Tocantins, uma das poucas cidades do Tocantins com águas termais, foi ao evento em busca de alternativas para o município. “A cidade ainda não está incluída no roteiro de apoio do Sebrae. Viemos ao seminário justamente para buscar essa parceria. Ainda somos amadores na área de turismo e isso é uma forma de desenvolver a nossa região”, disse o prefeito que assinou o termo de cooperação com o Sebrae.

O encerramento do seminário ficou por conta de um show do cantor Juraíldes da Cruz e grupos de danças folclóricas.