Cerca de 50 produtores participaram nesta terça-feira, 15, do Dia Técnico sobre Confinamento Bovino e Integração Lavoura e Pecuária para demonstração de técnicas de aproveitamento de espaço e tecnologia em pequenas propriedades rurais.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), a programação, que faz parte do movimento Agosto Verde, reuniu pequenos produtores da Capital em uma visita a uma unidade demonstrativa instalada na região do Córrego Jaú, zona rural de Palmas, para demonstração de técnicas de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) para recuperar áreas degradadas. 

“Na unidade demonstrativa, através da consultoria de técnicos da Seder, foram implantados currais em uma área de 1.500 metros quadrados divididos em dois lotes para 60 bovinos e o plantio em uma área de 6 hectares de milho e o capim massai.”

Na visita, ainda segundo a Seder, foi demonstrado aos presentes o ponto de colheita do milho que é cortado junto com o capim para, em seguida, ser iniciado o processo de compactação e inoculação de uma bactéria anaeróbica, isto é, sem oxigênio que transforma o material orgânico depois de 45 dias em silagem, que é fornecido aos animais da propriedade.

“Conseguimos demonstrar que o confinamento ajuda na engorda dos animais e evita o efeito sanfona nos bichos, que é algo comum de acontece todos os anos porque o produtor não consegue produzir comida na estiagem. Além da fome, os animais ficam vulneráveis a doenças”, esclareceu o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium. 

Conforme a pasta, o trabalho desenvolvido por técnicos da Seder na unidade demonstrativa, desde outubro de 2016, já rendeu a produção de 220 toneladas de silagem. Agora a expectativa é de, a partir da apresentação feita no Dia Técnico, que produtores locais busquem esta assessoria técnica para implementar a técnica demonstrada e passem a ofertar carne para o mercado local.

Agosto Verde

O movimento Agosto Verde oferece durante todo o mês de agosto atividades voltadas à qualificação da produção agrícola e pecuária oferecidas pela Seder e parceiros. O objetivo é oferecer visitas técnicas a modelos de sistema de criação de peixes, hortas, confinamento de bovinos, protocolo para criação de aves caipiras e alternativas para conservação de solo em pequenas propriedades, a fim de que o produtor possa enxergar alguma tecnologia e aplicar na safra 2017/2018, que se inicia em setembro de 2017 e segue até meados de maio de 2018.