Em um mercado tão volátil quanto o dos combustíveis, muita gente fica com um pé atrás na hora de abastecer. Domingos Menezes é chefe de oficina em uma empresa certificada da Capital e explica que o melhor jeito de garantir que está comprando combustível de qualidade ainda é ter boas referências. “Não da para saber só de olhar. Por isso é bom ter o costume de abastecer onde já se sabe que a qualidade é boa. Pois, apesar de ser possível solicitar o teste do combustível, isso é algo que leva tempo e é mais comum que seja feito depois que o consumidor já notou algum problema”, disse.

Menezes ainda explica que os combustíveis de má qualidade e adulterados podem causar muitos prejuízos. “De início normalmente é percebida a perda no desempenho do veículo. Depois disso vão aparecendo falhas que podem até fazer o motor parar de vez”, disse. Segundo o especialista, os danos podem atingir diversas partes do veículo. “A peça que mais se compromete é o catalisador que é uma peça cara e serve pare diminuir os danos ambientais causados com a emissão de carbono”, explicou.

Outros problemas também podem acontecer com o uso de combustíveis inapropriados. Segundo Menezes, até mesmo a durabilidade do óleo do motor é comprometida. “Quando o combustível é de ruim qualidade ou adulterado ele apresenta muitas impurezas que no processo de funcionamento do carro acabam indo também para o óleo. Assim a vida útil do óleo diminui”, contou, chamando atenção para a necessidade de manter a troca de óleo em dia. “O óleo precisa sempre estar em boas condições para o motor, pois tem papel fundamental no funcionamento”.