Para o educador financeiro Fábio Martins, o mais importante é cautela por parte dos consumidores. Ele orienta que haja uma mudança de postura, onde pequenos hábitos, como a pesquisa de preço, sejam mais comuns no dia a dia das pessoas.

Nesse cenário de instabilidade no preço do combustível é aconselhável que o consumidor aproveite qualquer baixa para encher o tanque?

É muito difícil estabelecer que ainda teremos baixa nos valores. Cabe ao consumidor pesquisar e estabelecer um meta de consumo semanal.

Existe uma relação entre os tipos de gasolina (comum, aditivada, premium etc) e a economia?

Os combustíveis aditivados possuem adicionais de componentes indicados para limpeza do sistema de condução de combustível. É indicado de forma pontual, o uso contínuo é desnecessário e os combustíveis aditivados possuem uma relação de consumo mais elevada.

Quando compensa utilizar álcool e quando é melhor abastecer com gasolina?

A utilização do Etanol só é recomendada se o valor do mesmo estiver igual ou inferior a 70% do valor da gasolina

Existem atitudes que podem diminuir os gastos com combustível no final do mês? Quais?

Algumas dicas para redução de consumo: calibrar os pneus periodicamente, não acelerar bruscamente, manter sempre revisões em dia. Além disso vale muito a pena revezar com colegas de trabalho, escola, etc ( carona solidária), optar se possível, por estabelecer moradia próxima ao local de trabalho ou escolas dos filhos, se der colocar os filhos no mesmo horário e ainda combinar com os pais um possível revezamento de leva e traz.


Como se prevenir de produtos de má qualidade ou adulterados?

Não necessariamente um produto mais barato é indicativo de fraude. Mas, na dúvida, é direito do consumidor solicitar o teste de qualidade do combustível e se o mesmo der divergente deve ser comunicado aos órgãos de proteção ao consumidor e à agência reguladora.

Alguma outra dica para quem quer economizar?

No mais, em distâncias curtas opte por uma caminhada matinal, uma pedalada e verifique a disponibilidade do transporte coletivo na sua região, de repente o uso do mesmo pode gerar uma boa economia