Um vídeo em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede votos para a candidata do PT ao Senado por Goiás, Marina Sant’Anna, foi usado em uma nova edição para dar a impressão de que o petista apoiaria a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva. A gravação que altera o sentido da frase de Lula foi publicada no YouTube na última quarta-feira. Após o PT dizer que pediria a remoção à Justiça e o PSB “repudiar o uso indevido da imagem da candidata”, o conteúdo foi tirado do ar.

O vídeo postado na quarta-feira começa com o logotipo oficial da chapa de Marina, que foi ministra do Meio Ambiente de Lula, e de seu candidato a vice, Beto Albuquerque. Em seguida, surge a gravação na qual Lula diz: “Eu conheço a Marina há mais de 30 anos. Por isso, tenho certeza de que ela é hoje a candidata mais preparada para ajudar a combater as desigualdades sociais”. A edição corta a fala de Lula quando ele mencionaria o trecho “em Goiás”, como mostra a legenda do vídeo original, mantida na nova versão.

Em seguida, Lula afirma: “Ela vai trabalhar para dar continuidade e ampliar os programas sociais do governo federal. E vai defender a reforma política que o Brasil tanto precisa”. O vídeo editado termina exibindo o logotipo da campanha de Marina.

Campanha

Marina prometeu ontem na Fenasucro, em Sertãozinho (SP), que, caso eleita, irá manter e aperfeiçoar o Bolsa Família. Hoje a candidata jantará com lideranças do agronegócio. Ela disse que no encontro, além de ouvir as propostas dos empresários e líderes do setor, terá oportunidade para levantar as preocupações deles com o País. “É importante que diferentes setores não falem olhando apenas os próprios interesses”, afirmou.

Repercussão

O PT decidiu encaminhar à Justiça Eleitoral uma representação por propaganda eleitoral irregular. Em nota, o PSB classificou o vídeo como “tosco e fraudulento” e disse que vai pedir apuração do caso.