Foram definidas ontem as regras para o debate entre os candidatos à Eleição Suplementar do Tocantins, a ser realizado pela TV Anhanguera/Rede Globo às 22h30 (após a novela Segundo Sol) do dia 31 deste mês. Em reunião, na sede do GJC em Palmas, os representantes dos candidatos conheceram o projeto e participaram dos sorteios que definiram a ordem da disposição no estúdio, perguntas por bloco e considerações finais.

Os candidatos terão a oportunidade de debater sobre 14 temas predefinidos: saúde; combate à criminalidade; educação; agronegócio; malha viária/rodovias; geração de empregos; funcionalismo público; gastos públicos; obras públicas; desenvolvimento econômico; meio ambiente; cultura, lazer e esporte; turismo e corrupção.

O debate será mediado por um jornalista da Rede Globo. As imagens irão privilegiar os candidatos e caso algum falte, seu lugar permanecerá vazio e identificado por seu nome. Na vez destinada à sua pergunta, o lugar será mostrado em destaque e o mediador irá lembrar ao público da sua ausência. Ainda para o candidato faltoso, os demais poderão fazer uma pergunta antes de escolher um dos presentes.

O programa será em dois blocos com tema livre e dois com temas determinados. O tempo para as perguntas é de 30 segundos, para as respostas, um minuto e 30 segundos, réplicas e tréplicas, 40 segundos. A ideia é que os candidatos respondam aos questionamentos baseados em seus planos de governo.

Os pedidos de direitos de resposta só poderão ser feitos pelo próprio candidato, sendo vedada qualquer manifestação da assessoria. A solicitação será avaliada por uma equipe da organização do debate e se deferida, o candidato terá um minuto para se pronunciar. O que pode gerar direito de resposta são ofensas pessoais ou agressões, sendo que o participante que o fizer pode ter seu microfone cortado e ser advertido.

O gerente de telejornalismo da TV Anhanguera no Tocantins, Edison de Castro, disse que é uma forma de a empresa contribuir com a democracia e ajudar o eleitor na escolha consciente do candidato.