Até o momento, oficialmente, o ex-governador Siqueira Campos (DEM) segue sendo candidato ao Senado e o ex-deputado federal Eduardo Gomes (SD) continua como primeiro suplente. Ainda não foi adotada nenhuma medida para alterar a chapa no Tribunal Regional Eleitoral no Tocantins (TRE-TO). Porém, conforme divulgado com exclusividade pelo Jornal do Tocantins, a costura política em andamento é que Gomes assumiria a titularidade da chapa e Siqueira ficaria como primeiro suplente. A questão seria se o DEM irá concordar. A reportagem ligou para a presidente do partido, deputada federal Professora Dorinha Seabra, que não atendeu as ligações e não respondeu as mensagens.

O também candidato a senador no mesmo grupo político, o deputado federal César Halum (PRB) avalia que a saída de Siqueira da disputa do Senado é ruim. “É ruim, pois ele tem o respeito do povo tocantinense e era um candidato com forte densidade eleitoral e que certamente ajudaria muito a nossa chapa, tanto a do governador Carlesse, quanto a minha, que sou parceiro dele nessa chapa para o Senado. Por outro lado, temos que respeitar a sua decisão, e ele também foi extremamente coerente e responsável com o grupo todo”, ressalta.

Para Halum, como a vaga é do DEM cabe a ele dar a palavra a final. Mas defendeu que o caminho natural seria Gomes assumir a vaga de Siqueira. Eduardo Gomes cumpre agenda política do partido em São Paulo e retorna nos próximos dias para conversar com Siqueira.

O ex-governador está internado no Hospital Santa Tereza, em Palmas, onde trata de uma desidratação e pneumonia. Siqueira Campos declarou na noite da última quarta-feira: “Não disputarei as eleições deste ano e, a rigor, a minha carreira está encerrada. Fiz 90 anos no último dia 1º de agosto, mas não foi a idade que me fez tomar essa decisão e sim os problemas de saúde que tenho enfrentado, cada dia é um problema.”