O deputado federal Tiririca (PR-SP) anunciou nesta quarta-feira (25) que não disputará a reeleição em 2018, após ser eleito com o maior número de votos da história para o cargo em 2010 e ser reeleito em 2014.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o parlamentar, que ganhou mídia nacional na década de 1990 como palhaço e humorista na televisão, afirmou que sua reeleição tinha um próposito. "Precisava do segundo mandato para mostrar que não foi só voto de protesto", disse.

Nascido Francisco Everardo Oliveira Silva, o deputado, de 52 anos, garantiu que, a partir de 2019, se dedicará exclusivamente à carreira de ator. "Esperava chegar aqui e aprovar projetos, mas a mecânica daqui é complicada", lamentou ao jornal paulista.

No fim do mandato, Tiririca fará um discurso no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, para se despedir dos colegas. Ele nunca falou no púlpito da Casa nos seus seis anos de mandato até aqui.

Sobre o ex-presidente Lula, Tiririca afirma que apoiará o petista nas eleições presidenciais de 2018 "se não aparecer nada" contra ele e justificou a preferência. "Pro povo ele foi fera e eu sou povo".

Na votação desta quarta-feira na Câmara sobre a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), o parlamentar garante que, assim como na primeira, votará em desfavor do presidente e que nem foi procurado pelo governo para conversar sobre seu voto. "Devem ter alergia", brincou.