O Tribunal de Contas do Estado (TCE) publicou em seu Diário Oficial de sexta-feira, despacho solicitando ao prefeito licenciado de Palmas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Carlos Amastha (PSD), que ele e a prefeita em exercício, Cinthia Ribeiro (PSDB), apresentem documentação que comprove o retorno dele ao exercício regular do cargo, bem como as respectivas licenças.

O cumprimento da determinação deve ser em 48 horas, a partir da data da publicação. Em nota, a Prefeitura informou que os esclarecimentos serão prestados dentro do prazo.

O documento do TCE, diz que conforme noticiado, Amastha se licenciaria do Executivo para assumir a presidência da FNP até o dia 20 de fevereiro. Mas após analisar Diários Oficiais do Município, o TCE constatou atos assinados por Amastha nos dias 14 e 15 de fevereiro, na condição de prefeito da cidade.

O documento ainda cita que desde a posse, a prefeita em exercício também vinha assinando atos do Executivo, como determina a lei. O prefeito licenciado já se afastou, só neste ano, três vezes do cargo. Em entrevista no Capital da Fé ele anunciou que renuncia o cargo no dia 3 de abril às 8h45 e afirmou que o único cargo que poderá disputar nessa eleição seria de governador.