Passar ao eleitor a garantia que no momento em que seu voto é registrado na urna eletrônica terá a certeza de que ele será computado de forma totalmente segura e confiável foi um dos objetivos da palestra ministrada na tarde de ontem, no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), pelo secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Dutra Janino. 

O palestrante garante que o sistema é totalmente confiável e seguro, inclusive aberto pela Justiça Eleitoral a testes de segurança de hackers, cidadãos comuns e instituições que tentam invadir o sistema. “O Brasil é o único País do mundo que faz esse tipo de evento, abre o seu sistema a cidadãos comuns, brasileiros acima de 18 anos, para que eles possam se inscrever e receber todas as informações necessárias, quando também a própria urna é aberta para que ele possa ter acesso facilitado e implementar seu plano de ataque e ali testar todas as barreiras de seguranças. Esse evento não se trata apenas de um desafio, mas de um trabalho colaborativo da sociedade brasileira, que ajuda a testar a urna eletrônica e a reforçar a segurança antes da eleição”, explica. 

Ele afirma que durante os testes o hacker estabelece seu plano de ataque uma vez detectadas fragilidade em algumas barreiras é registrado e feitas as correções. “Aí chamamos novamente as equipes para testar e até hoje nenhuma equipe conseguiu avançar por essas barreiras”, garante ressaltando em que “em 22 anos de urna eletrônica não há sequer um caso comprovado de fraude no equipamento”.
Questionado sobre o que fazer para combater as mensagens fake news publicadas em redes sociais sobre o assunto, Janino ressalta que esse tipo de informação é um desserviço a sociedade. “Nosso conselho é que as pessoas busquem as informações na Justiça Eleitoral, nos TREs para confrontar essa informação, pois certamente elas estão sempre afastadas de evidências que levam a sua comprovação, nós trabalhamos com fatos”, disse.

“Esse evento é uma oportunidade que a Justiça Eleitoral está trazendo ao eleitor para que ele tenha maior conhecimento e possa enfrentar os mitos repassados nas redes sociais e entender que a urna eletrônica realmente é segura”, destacou Jader Gonçalves, secretário de tecnologia do TRE. 

Presente no evento, o gestor de Tecnologia da Informação, André Luís Nazareno de Aguiar, relata que todos os esclarecimentos sobre a lisura do processo eleitoral é importante para o eleitor. “O processo eleitoral vem evoluindo ao longo dos anos, considero hoje bem mais seguro que o de antigamente, mas como há essa desconfiança do eleitor em relação a urna eletrônica, um evento como esse ajuda muito não só a sanar dúvidas, mas até mesmo na hora do eleitor aceitar o resultado e com isso não gerar violência”.