O salário de dezembro do funcionalismo público estadual está disponível hoje para saque e outras transações bancárias, conforme informações da Secretaria Estadual da Comunicação. A folha de pagamento representa, aproximadamente, R$ 149 milhões, ainda conforme a Secad.

Cerca de 1,4 mil servidores estaduais não receberão o salário por não terem feito o recadastramento dentro do prazo estipulado pelo governo do Estado. Até a última semana, aproximadamente 700 desses servidores entre os esses 1,4 mil se regularizam, mas o salário de dezembro continua suspenso. Para esses que fizeram a atualização fora do prazo, que venceu em 1º de dezembro, o pagamento do salário de dezembro será feito no próximo mês.

Um ano

Com o salário disponível hoje na conta dos servidores estaduais, o governo completa um ano da alteração na data de recebimento do salário dos funcionários públicos estaduais. Até então, o pagamento era feito no primeiro dia útil de cada mês, mas desde janeiro do ano passado, passou a ser feito no dia 12.

A mudança, apesar de já completar um ano, ainda não é vista com satisfação por muitos servidores estaduais. Em entrevista ao Jornal do Tocantins publicada no último dia 1º, o governador Marcelo Miranda (PMDB) falou sobre esses pagamentos e disse que o governo do Estado tem honrado o pagamento em dia dos servidores. (Veja a entrevista aqui)

Recadastramento

Os servidores com os salários suspensos devem procurar a Secad, em Palmas, para a regularização. Quem estiver com a pendência e for lotado no interior do Estado também deve procurar a secretaria na Capital.

O funcionário efetivo que não se recadastrar está sujeito a responder processo administrativo. Já os comissionados e contratados temporariamente podem ser exonerados. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3218-1528.