Representantes dos candidatos a governador do Tocantins se reuniram na manhã de ontem com o editor-chefe do Jornal do Tocantins, Tião Pinheiro, e com o coordenador da Rádio CBN Tocantins, Júlio Prado, para conhecerem as regras de participação nas sabatinas que serão realizadas em conjunto pelo JTo, CBN Tocantins e Jornal Daqui, do Grupo Jaime Câmara (GJC).

As entrevistas com os governadoriáveis acontecem entre os dias 10 e 14 deste mês, seguindo a ordem de entrevistas do Jornal Anhanguera 1ª Edição, realizadas pela TV Anhanguera/Rede Globo. O primeiro será Mauro Carlesse (PHS), seguido de Carlos Amastha (PSB), Bernadete Aparecida (PSOL), Márlon Reis (Rede) e César Simoni (PSL). “Conciliamos as datas para facilitar a formatação da agenda dos candidatos”, explicou Pinheiro.

O projeto prevê que todas as entrevistas sejam veiculadas pelos três veículos entre os dias 18 e 22 de setembro, seguindo a ordem em que elas foram realizadas. Na rádio CBN, a duração está calculada em 25 minutos e nos jornais do Tocantins e Daqui o espaço será de duas páginas com fotos.

Entre as regras, Tião Pinheiro deixou claro que serão oferecidas as mesmas condições aos cinco candidatos, que responderão a questionamentos de entidades dos mais diversos setores, previamente solicitados e perguntas elaboradas pelos jornalistas dos veículos do GJC. “Também serão feitas perguntas pontuais aos candidatos, que são específicas sobre suas trajetórias, principalmente no que se refere às suas atuações como agentes públicos, além dos temas que estão propostos nos planos de governo.

Na ocasião, Prado explicou que todas as perguntas que forem feitas durante as sabatinas serão veiculadas pela CBN Tocantins, mas que o material poderá sofrer edição, para se adequar ao tempo do programa. “Mas não haverá prejuízo dos conteúdos”, garantiu.

A intenção do Grupo Jaime Câmara com a rodada de entrevistas é contribuir com o processo eleitoral, levando informações ao eleitor para que ele possa ter subsídios para decidir qual candidato se aproxima de suas expectativas.

As entrevistas serão conduzidas por Tião Pinheiro, Júlio Prado e pelo colunista Lailton Costa. Todos os cinco candidatos, confirmaram participação.