A influência financeira da Odebrecht ultrapassou Brasília e a alta cúpula política estadual do Tocantins chegando as prefeituras do Estado. Conforme petição do STF, pedindo que remeta as delações ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a empreiteira fez pagamentos, que somam R$ 650 mil, aos prefeitos de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), do ex-deputado estadual, Marcelo Lelis (PV), do ex-prefeito de Taguatinga, Eronides Teixeira de Queiroz (PSDB) e Zélia Ribeiro, que seria a ex-prefeita de Taguatinga Zeila Aires Antunes Ribeiro.

Os R$ 650 mil teriam como destino a campanha eleitoral de 2012, onde os citados acima foram candidatos a prefeito. As informações são da delação de Mário Amaro da Silveira (ex-diretor-presidente da Saneatins).

Dimas classificou o dia de ontem como estranho. Por meio de nota, ele afirmou desconhecer o teor das acusações das delações contra ele. Mas destacou: “não recebi nenhum recurso ilícito e todas as contas das campanhas eleitorais que participei foram aprovadas”. Dimas contou que ao longo dos anos, como prefeito de Araguaína, teve um relacionamento muito difícil com a Odebrecht, acionista majoritária da Saneatins. Ele lembrou que sempre exigiu melhorias na qualidade dos serviços, em função dos inúmeros estragos na pavimentação causados pelos frequentes vazamentos na rede de distribuição de água e o atraso na implantação da rede de tratamento de esgoto. O prefeito finalizou: “me pronunciarei com maior clareza após ter todas as informações”.

O prefeito Laurez disse que não teve acesso às informações de sua suposta citação, mas frisou que colaborará com a Justiça para qualquer esclarecimento. Ele destacou que sua carreira política foi sempre pautada pela ética, responsabilidade e transparência.

“Em 2012, quando fui candidato a prefeito não conhecia ninguém da Odebrecht. Fui conhecê-los já em 2015 em razão de uma ação judicial que apresentei enquanto prefeito de Taguatinga, em 2013 contra a Saneatins”, contou à reportagem o ex-prefeito Queiroz. Ele relatou que havia um compromisso firmado entre a ex-prefeita Zeila Ribeiro e a Saneatins para que fosse feito investimentos no município, mas o mesmo não estava sendo cumprido. Queiroz reforçou que está a disposição da Justiça para prestar qualquer esclarecimento.

O ex-deputado Lelis afirmou ter recebido com surpresa sua citação como beneficiário de doação da empresa Odebrecht. “Esclareço e asseguro que não recebi nenhum tipo de recurso da referida empresa, assim como não autorizei que ninguém o fizesse em meu nome. Aguardo acesso ao teor das acusações a fim de esclarecer o assunto”, diz nota.