A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a 36ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Dragão. Estão sendo cumpridas 18 ordens judiciais, sendo duas de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão nos Estados do Ceará, São Paulo e Paraná.

Um dos mandados de prisão preventiva expedido pelo juiz Sergio Moro foi contra o operador Adir Assad, que já está preso em Curitiba.

Já as buscas estão sendo feitas na concessionária Econorte, em Londrina (PR) e na construtora Triunfo, na capital paranaense.

Segundo nota da PF, esta fase investiga dois importantes operadores financeiros responsáveis pela movimentação de recursos de origem ilegal, principalmente oriundos de relações criminosas entre empreiteiras e empresas sediadas no Brasil com executivos e funcionários da Petrobras.

O nome "Dragão" é referência aos registros na contabilidade de um dos investigados que chamava de "Operação Dragão" os negócios fechados com parte do grupo criminoso para disponibilizar recursos ilegais no Brasil a partir de pagamentos realizados no exterior.