O presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso (DEM), estará governador em exercício do Tocantins nesta semana. A “novidade” no Executivo estadual se deve ao fato de o governador Marcelo Miranda (PMDB) e a vice-governadora Cláudia Lelis (PV) se ausentarem do País, a partir da próxima terça-feira, com destino à França. Eles integram comitiva do governo do Estado que participará, em Paris, da 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a chamada COP 21.

A reportagem apurou que o anúncio oficial sobre a transmissão do cargo a Damaso será feito amanhã, podendo, no mesmo dia, ser realizada a solenidade para transferência. Ao Jornal do Tocantins, porém, Damaso disse ontem que ainda não sabe quando receberá o comando e afirmou também que não foi informado oficialmente. “O governador sinalizou na semana passada que iria à França e que a vice poderia acompanhá-lo, mas depois disso não falamos mais sobre o assunto”, disse o presidente da Assembleia.

A comitiva é composta por oito pessoas, entre elas a primeira-dama do Estado e deputada federal, Dulce Miranda (PMDB) - a única da comitiva que não é membro da administração estadual, mas integra o grupo como convidada. O ônus total relacionado às despesas da viagem é do governo do Estado (veja a relação completa dos membros da comitiva no quadro abaixo).

Europa

Essa é a segunda viagem oficial ao exterior que Marcelo Miranda realiza desde que retornou ao governo. Em junho, ele esteve na Espanha, para encontros preparativos à COP 21, e também na Itália, para reuniões com empresários. Ainda na Espanha, ele também se reuniu com empresários a fim de iniciar tratativas para atrair investimentos ao Tocantins.

COP 21

A Conferência do Clima tem início amanhã com programação até 11 de dezembro. Líderes e chefes de Estado de diversos países são esperados.

A presidente Dilma Rousseff desembarcou ontem, em Paris, para o encontro. A agenda da presidente na França não teve compromissos oficiais neste fim de semana.