Na Assembleia Legislativa, sete deputados estaduais aproveitaram a janela partidária para migrarem de partido. Na bancada federal pelo Tocantins, composta por oito deputados, dois parlamentares buscaram uma nova sigla, são eles: Vicentinho Júnior que deixou o PSB e se filiou no PR e Carlos Henrique Gaguim que saiu do PMB e ingressou no PTN.

Vereadores, deputados estaduais e federais tiveram até a última sexta-feira para migrarem de partido, sem risco de perderem o mandato.

No Legislativo estadual, a grande mudança ocasionada pela janela partidária foi o ingresso do PSC naquele parlamento, que soma três deputados filiados, sendo um deles o presidente da Casa, Osires Damaso, que deixou o DEM. Os demais filiados no PSC são: Jorge Frederico (ex-SD) e Júnior Evangelista (ex-PRTB).

Outros partidos que estavam sem acento na Assembleia Legislativa e agora integra a Casa de Leis são o PDT e o PHS. A deputada Luana Ribeiro deixou o PR e se filiou ao PDT; e o deputado Mauro Carlesse saiu do PTB e ingressou no PHS.

Já o PMDB, que elegeu três deputados estaduais em 2014 - Elenil da Penha, Rocha Miranda e Nilton Franco - ganhou mais um deputado, o deputado Valdemar Júnior, ficando com a maior bancada na Assembleia. Valdemar Júnior se desfiliou do PSD.

O DEM perdeu Damaso, mas garantiu o ingresso do deputado Eduardo Siqueira Campos, que se desfiliou do PTB.

O PTB, que elegeu dois deputados estaduais nas eleições de 2014, ficou sem cadeira no parlamento estadual.

Entenda

A janela partidária foi aberta no dia 18 de fevereiro, após promulgação de lei no Senado Federal e é parte da reforma eleitoral promovida pelo Congresso, no ano passado. A medida suspendeu a exigência da fidelidade partidária aos vereadores e deputados estaduais e federais, pelo período de 30 dias.

A fidelidade partidária não é obrigatória aos ocupantes de cargo majoritário - prefeito, vice-prefeito, governador, vice-governador, presidente e vice-presidente.

Sem mandatos

Para os sem mandatos, mas que desejam disputar as eleições este ano, o prazo de filiação termina no próximo dia 2. A filiação já precisa estar deferida no âmbito partidário.