Em pronunciamento à nação, no domingo, o presidente Michel Temer fez uma retrospectiva do ano e voltou a defender a aprovação da reforma da Previdência. Citando a Argentina, que, apesar de grandes protestos populares, aprovou, na última terça-feira, mudanças nas regras para aposentadoria, Temer disse acreditar que os parlamentares “não faltarão”.

“Quero dizer uma palavra sobre a reforma da Previdência: não é uma questão ideológica ou partidária, é uma questão do futuro do País e para garantir que os aposentados de hoje e os de amanhã possam receber suas pensões”, frisou. “Tenho plena convicção de que nossos parlamentares darão o seu voto e o seu aval para que isso também aconteça aqui.”    

Para Temer, 2017 foi um ano de “grandes desafios” e de “conquistas importantes”. Em cadeia nacional de rádio e televisão, o presidente afirmou que seu governo não adotou “modelos populistas” e conseguiu “resgatar” o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e “ampliar” programas sociais, além de recuperar a economia. Temer disse que o momento é de “esperança” e “otimismo”.