Com a perspectiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgar os embargos de declaração e com a possibilidade de ser afastado novamente do governo do Estado, o governador Marcelo Miranda (MDB) intensifica agenda com entrega de maquinários - 94 tratores do programa Terra Forte - e o lançamento da 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018). O evento está marcado para amanhã, às 8 horas, no Palácio Araguaia. A Agrotins está marcada para iniciar dia 8 de maio.

Até o fechamento desta edição, os recursos do governador e da vice, Claudia Lelis (PV), estavam pautados para a sessão do pleno do TSE de terça-feira, que inicia às 19 horas. Os dois foram cassados no dia 22 de março pelo TSE, com um placar de cinco votos favoráveis a cassação e dois contra, por captação ilícita de recursos, prática de caixa 2 e abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2014.

Marcelo e Claudia foram afastados do governo no dia 27 de março e o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), assumiu o governo do Estado. Porém, no último dia 6, uma liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes garantiu o retorno de Marcelo e Claudia ao Executivo estadual. A liminar garante que os dois fiquem nos cargos até que o TSE publique o acórdão de julgamento dos embargos de declaração.

Porém, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou um agravo contra a decisão do Mendes. Raquel classificou a petição da defesa de Marcelo e Claudia como descabida, pois ainda não se pode fazer recurso extraordinário ao STF. “Não se pode permitir o uso exacerbado do poder geral de cautela do Ministro da Suprema Corte, sob pena de suprimir e desmoralizar as instâncias ordinárias”, diz trecho do agravo.

A defesa de Marcelo e Claudia foi intimada a se manifestar sobre o agravo da procuradoria.