Atualizada as 11:50

Mesmo com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) sem energia, a diplomação dos vereadores eleitos em Palmas está sendo realizada no auditório Cuica, campus de Palmas. 

Antes do início da cerimônia de diplomação, o Coral da Prefeitura de Palmas realizou uma apresentação. Após o Coral, começou a diplomação dos 14 suplentes e dos vereadores eleitos, e do prefeito eleito, Carlos Amastha (PSB). A diplomação é o ato em que a Justiça Eleitoral atesta e deixa o eleito apto a assumir seu cargo.

O vereador eleito, Leo Barbosa (SD), mais votado, falou em nome dos vereadores. Ele destacou que a Câmara será composta por diversos homens e mulheres, de diferentes partidos, heterogênea. "Essa é uma democracia. Sou oposição, mas terei uma atuação ativa e pautada no respeito. Queremos iniciar um trabalho diferente e acabar com a era das pautas trancadas", destacou.

Posteriormente, o atual prefeito e o prefeito eleito,  Amastha falou que sobre a situação econômica e as dificuldades que enfrentadas fazendo uma alusão a falta e o retorno da energia elétrica na universidade. "Essa escuridão, que tivemos, representa o momento político que vivemos. O retorno da luz representa a responsabilidade que nós diplomados temos com Palmas e Brasil. Prefeitura e Câmara Municipal cada vez mais precisam trabalhar juntos e gerir a cidade a quatro mãos. Fazer de Palmas a melhor cidade do mundo para se viver", disse. 

Além da Capital, a diplomação acontece hoje nas cidades de Porto Nacional, Peixe, Araguacema, Itacajá Araguaína e Novo Acordo. Outras 58 cidades já tiveram os eleitos diplomados, desde o dia 2 de outubro. 

Falta de energia 

Por meio de nota, a Universidade Federal do Tocantins informou que devido às fortes chuvas na madrugada de hoje uma árvore caiu sobre os cabos de alta tensão no Câmpus de Palmas e por isso, a energia elétrica ficou interrompida até às 10h30. A Energisa, responsável pelo abastecimento, disse que uma equipe técnica esteve no local e restabeleceu a energia.