A candidata à Presidência Marina Silva (PSB) argumentou ontem que o IBGE sofre por falta de gerência. Marina voltou a dizer que o conceito colocado na eleição de 2010 de que o presidente do Brasil precisaria de perfil gerencial estava errado, pois com a “gerente” Dilma Rousseff (PT), a Petrobras perdeu metade do seu valor de mercado e multiplicou por quatro o endividamento. “Até o IBGE, uma instituição respeitada, com técnicos comprometidos, passando por uma situação dessas, por falta de gerência”, afirmou.

Na semana passada o instituto precisou fazer uma série de correções à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), gerando constrangimentos dentro do governo federal.

Marina repetiu seu discurso de que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram presidentes sem perfil de gerentes e que fizeram seus governos pautados em “visão estratégica”. “Nossa visão é de Estado mobilizador”, disse a candidata.

No Dia Mundial sem Carro, celebrado ontem, a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, assinou, em Brasília, uma carta-compromisso com a mobilidade ciclística. Marina chegou ao evento com ciclistas do Distrito Federal de táxi porque não sabe andar de bicicleta.

Em um breve discurso, a candidata defendeu a redução dos impostos para a produção de bicicleta e lembrou que hoje o setor paga 35% de tributos.