Terminou ontem a agenda da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) com os candidatos na Eleição Suplementar do Tocantins. O último entrevistado foi Marcos Souza (PRTB).

Empresários, membros da diretoria e presidentes de sindicatos patronais do Sistema Fieto participaram do evento.

O presidente da instituição, Roberto Pires, falou sobre os problemas enfrentados pelo setor para se desenvolver. “O setor produtivo detém uma parte muito pequena dos empregos do Estado. Também temos insistido para que o candidato eleito reveja a alta carga tributária que compromete nossa competitividade”, explicou o presidente.

O candidato Marcos Souza disse que se for eleito será um parceiro do setor. “O segmento empresarial tem uma oportunidade ímpar de ter um governador comprometido com a geração de emprego e renda. Pela primeira vez o Tocantins terá um governador que não será adversário daquele que quer produzir, que quer gerar emprego e renda”, disse o candidato.

Marcos Souza disse ainda que tem o objetivo de criar um elo com a classe empresarial para possibilitar uma parceria que traga prosperidade e industrialização ao Tocantins. “Não existe emprego sem empregador. Nós seremos parceiros da iniciativa privada, até porque eu não estou aqui pra fazer carreira política”, disse ele, acrescentando que pretende pavimentar uma estrada que está totalmente danificada e cheia de obstáculos para a sociedade.

Café e Política

O Café e Política faz parte de uma agenda de eventos voltados ao processo eleitoral, a exemplo do Governadoráveis e Prefeituráveis que reuniu os candidatos para uma exposição ao público industrial nas últimas eleições, de 2014 e 2016.

Segundo informações da Fieto, o Tocantins é o 24º colocado no “ranking” do PIB dos 27 estados brasileiros. A participação da indústria no PIB do Estado é de 14,5% - cifra que vem recuando nos últimos anos - e de apenas 0,3% no PIB nacional. Possui cerca de 2,3 mil indústrias e gera pouco mais de 32.000 empregos. Os números estão no documento, denominado Carta da Indústria, entregue aos candidatos, que sugere a adequação de Políticas Públicas de Fomento ao setor.