O prefeito de Almas, Leonardo Cintra (PSDB), disse ontem que as máquinas do município apreendidas pela Polícia Civil não estavam a serviço particular, suspeita que motivou a apreensão, mas em uma ação da Prefeitura de recuperação de via vicinal na região da zona rural conhecida como Água Doce. A apreensão das máquinas ocorreu na última segunda-feira, mas se tornou pública ontem, quando o Ministério Público Estadual (MPE) divulgou informações e fotos da ação da polícia, requisita pelo procurador-geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo.

Um dos argumentos do MPE é que além das máquinas estarem sob suspeita de atividade em área particular, a fazenda beneficiada com a ação seria de propriedade do pai do prefeito, Osmar Cintra, que já foi gestor da cidade. O prefeito argumentou que o pai vendeu a fazenda há cerca de três anos a uma pessoa chamada Zigfread, mas disse não se recordar do sobrenome do comprador. Segundo o MPE, três servidores do município e um vaqueiro da fazenda estavam no local no momento da apreensão e teriam confirmado que estavam utilizando os veículos públicos em serviços na propriedade. O nome dos servidores não foi divulgado.

Segundo o MPE, as máquinas são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “As máquinas estavam recuperando a via que está prejudicada com as chuvas e impedindo os ônibus do transporte escolar de fazerem a rota com os alunos”, disse o prefeito.

Um inquérito policial foi aberto para apurar o caso.