Tendo em vista a quantidade de candidatos para serem votados, a Justiça eleitoral do Tocantins está estimando que o eleitor leve até 150 segundos, ou 2 minutos e meio para votar. Para ajudar o eleitor, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está com uma Campanha Informativa Eleições 2018, que permanece no ar até o dia 28 de outubro, na televisão, rádio e redes sociais.

Na campanha o eleitor é orientando sobre o horário de votação, que inicia às 8 horas e encerra às 17 horas. “Porém, o eleitor que estiver na fila até às 17 horas e não tiver votado, receberá uma senha para que possa exercer seu direito de cidadania, explica Jáder Gonçalves, secretário de Tecnologia da Informação do tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) Jader Gonçalves.

O eleitor também precisa ficar atento sobre a documentação. Além do título de eleitor ele precisa apresentar um documento oficial com foto exceto o passaporte.

E-título

Os eleitores cadastrados biometricamente, que têm o e-título, poderão votar sem a necessidade de apresentar documento. “O e-título é um aplicativo que pode ser baixado em smartphones ou tablets e tem validade de documento oficial”, explica Gonçalves.