Melhor acomodação e possibilidades real de ser alçado a um cargo eletivo moveu muitos pré-candidatos na ciranda da janela partidária fechada na última sexta-feira. Com isso, a representatividade de alguns partidos foi alterada no cenário estadual e as bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal já se apresentam com nova configuração.

Na Assembleia, o partido que recebeu o maior número de adesões foi o PHS, do presidente da Casa, deputado Mauro Carlesse. A legenda recebeu Wanderlei Barbosa - ex-SD; Rocha Miranda - ex-MDB e Toinho Andrade - ex-PSD. Com os novos filiados a legenda passa a ter quatro deputados, e se iguala ao MDB, que perdeu um parlamentar e ganhou outro. A nova composição do MDB conta com a adesão de Jorge Frederico, que deixou o PSC. E continuam na sigla: Elenil da Penha, Nilton Franco e Valdemar Jr.

Já o Solidariedade (SD) recebeu Jayme Café (suplente), que deixou o DEM; Eli Borges, ex-PROS e manteve em seus quadros Amélio Cayres e Vilmar Oliveira, ficando também com quatro deputados. Outro partido que a partir de agora também soma quatro representantes é o PT, que recebeu de volta Solange Duailibe, ex-PR e manteve os já filiados Paulo Mourão, Amália Santana e o presidente estadual da legenda José Roberto.

O PSDB recebeu a vice-presidente da Casa legislativa, Luana Ribeiro, que deixou o PDT e divide a legenda com Olyntho Neto. Outro partido com apenas dois deputados é o PSC, com Júnior Evangelista e Osires Damaso e o PSB, com Ricardo Ayres e o suplente Alan Barbiero. O PPS tem o deputado Eduardo do Dertins e o suplente Stalin Bucar.

Com um deputado ficaram o PR de José Bonifácio; PP de Valderez Castelo Branco; PTC de Cleiton Cardoso e o DEM, de Eduardo Siqueira Campos.

Na Câmara Federal, o deputado Carlos Gaguim migrou do PODE para o DEM, formando a maior representatividade, ao lado da deputada Dorinha Seabra. Já a deputada Josi Nunes deixou o MDB e assinou filiação no PROS.

Uma mudança que não precisava da janela partidária, mas que foi efetivada no último sábado foi a do ex-prefeito de Palmas Raul Filho. Ex-PR, ele passou a integrar as fileiras do PSD. A expectativa é que Raul dispute vaga ao senado, na chapa da senadora Kátia Abreu (PDT), pré-candidata ao governo estadual.