Nas 16 comunidades indígenas que margeiam o município de Itacajá, a 295 km de Palmas, 95% dos 720 eleitores já registraram seu voto no processo eletivo para prefeito e vice-prefeito que acontece neste domingo, 03.

A indígena Júlia Khraô disse que é importante votar, especialmente para manter seus direitos eleitorais em dias. “Se não votar, o título fica cancelado. Depois que comecei a entender, comecei a votar, porque o que vale é o voto consciente”, disse a indígena se referindo à cabeça como “moringa pensante”.

Ao todo, o município conta com 5.410 eleitores e todos estão votando através da identificação biométrica, “o que impede que o eleitor se passe por outro”, informa o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Ainda de acordo com informações do TRE, até o momento não houve nenhuma ocorrência relacionada às eleições no município, e nenhuma urna precisou ser reposta. “As eleições estão sendo tranquilas e a estimativa é que até às 18 horas o processo seja finalizado”, esclareceu o órgão.

A professora Ivonete avalia as eleições fora da época como vergonhosa e falta de respeito com a população. “As eleições devem ser feitas na época certa. Não estou alegre com isso. Gostaria que tivesse acontecido na época certa. Eu não tenho coragem, por exemplo, de fazer campanha pra candidato nas redes sociais como vejo as pessoas fazendo aqui na cidade”, desabafou.

A lavradora Isaura Lima da Luz Silva é cadeirante e, mesmo reconhecendo a necessidade de exercer a cidadania através do voto, também reclama da necessidade de voltar às urnas pela segunda vez. “É um transtorno voltar às urnas. É visível que tem muita fraude nesse meio, enganam as pessoas, e isso deixa a gente transtornada”, disse.

Polícia

O sargento Célio do destacamento da Polícia Militar (PM) em Itacajá informou que está “tudo tranquilo no município, com nenhum vulto nem ocorrência referente às eleições”. De acordo com o militar, muita gente já votou, mas ainda há cidadãos se encaminhando aos locais de votação. “A polícia tem feito rondas no município para garantir o cumprimento da Lei Seca em dias de eleição, bem como acompanhando os cinco pontos de votação no município”, informou.

Nacional

Além de Itacajá, mais dois municípios no interior de Minas Gerais também passam por processo eleitoral neste domingo: Conceição do Rio Verde, no Sul de Minas, e Antônio Dias, no Vale do Aço.