Silas Malafaia se tornou um dos principais assuntos comentados nesta sexta-feira (16) na internet após ser conduzido para depor pela Polícia Federal suspeito de envolvimento em um esquema de fraudes em royalties.

O político da bancada evangélica usou seu Twitter para comentar o caso, informando que a condução coercitiva ao qual foi submetido seria uma “tentativa para me desmoralizar na opinião pública”.

Os internautas, no entanto, não perderam a chance e compararam a mensagem com outro tuíte feito pelo pastor quando Lula também passou por uma condução coercitiva, informando que não houve ilegalidade neste caso e que a reclamação era “falácia de petistas”.

Histórico de polêmicas

Citado na operação Timóteo da Polícia Federal, o pastor Silas Malafaia, 58, tem se notabilizado nos últimos anos pelas polêmicas e brigas compradas nas redes sociais.

Considerado pela "Forbes" como o terceiro pastor mais rico do Brasil, diz querer construir mais de mil igrejas em 10 anos, em um processo de expansão da presença geográfica da Assembleia de Deus Vitória em Cristo no país.

Em sua conta no Twitter, com mais de 1,3 milhão de seguidores, Malafaia costuma defender posições políticas e atacar adversários. Nas últimas eleições, pediu votos e tripudiou de candidatos derrotados.

"Cambada de esquerdopatas se ferraram, tomaram uma lavada histórica. Calados", escreveu ao comemorar a vitória de Marcelo Crivella (PRB) sobre Marcelo Freixo (PSOL) no Rio.

Também costuma gravar vídeos exaltados atacando desafetos. Entre seus alvos mais frequentes, estão os movimentos LGBT e pró-legalização do aborto.

"O ativismo gay está tristinho porque não teve exaltação para a palhaçada de vocês?", perguntou após a abertura da Olimpíada do Rio, na qual a delegação brasileira foi puxada pela modelo transexual Lea T.

Malafaia assumiu a liderança da Vitória em Cristo em 2010. Na época, já havia rompido com duas das maiores lideranças evangélicas do país, o bispo Edir Macedo e o pastor Valdemiro Santiago, por disputas na compra de horários na TV.

Tem investido tempo e dinheiro no crescimento da igreja, baseada no Rio, para outras regiões do país. Neste mês, inaugurou a primeira unidade da igreja em São Paulo. "Meu projeto é abrir mil novas igrejas nos próximos dez anos no Brasil", disse à revista "Exame" antes da inauguração.

Em 2013, foi apontado pela revista "Forbes" como um dos líderes religiosos mais ricos do país, com uma fortuna estimada em US$ 150 milhões -atrás apenas dos desafetos Macedo e Santiago. Ele rechaçou a afirmação e iniciou um processo judicial contra a revista.

Após a publicação, exibiu em seu programa de TV sua declaração de Imposto de Renda, na qual declara um patrimônio de R$ 4,2 milhões em imóveis e cotas de empresas, principalmente a editora Gospel Ltda.