O Tocantins terá hoje, um reforço de tropas federais que irão fortalecer a segurança em 12 locais durante a votação deste primeiro turno das eleições. No início da tarde de ontem, cerca de 140 militares da guarnição de Brasília (DF), integrantes da Força Planalto (Forplan) do Exército Brasileiro desembarcaram em Palmas. Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram os militares. Além do efetivo que desembarcou, mais de 1.700 agentes, sendo 270 homens do 22º Batalhão do Exército, 1.038 policiais militares, 800 policiais civis, 45 policiais federais, 68 Bombeiros e 20 policiais rodoviários federais atuarão para garantir a segurança e a tranquilidade durante a votação.
Conforme o presidente da Comissão de Segurança Institucional do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), juiz Rubem Carvalho, toda a estrutura de segurança das eleições está devidamente dentro do cronograma previsto. “Não há atraso e nem imprevistos. Para onde foi constatado haver a necessidade de reforço de força federal, por meio do Exército, foi feita a solicitação por meio do TRE e do TSE já houve a resposta por parte da União, ou seja, os ministérios da Justiça, da Defesa e o presidente da República deferiram e essas forças estarão sendo descoladas para o locais onde haverá a necessidade”, explica o magistrado.
De acordo com o juiz, as tropas serão enviadas para as aldeias Pedra Branca, Rio Vermelho, Cachoeira, em Goiatins, para as aldeias Canoanã, Txuiri, São João, na cidade de Formoso do Araguaia e Porteira, Rio Sono, Brejo Comprido e Funil, em Tocantínia.
O Comandante do 22º Batalhão Exército no Tocantins, Coronel Athos Roberto Souza comentou o envio das tropas. “O Exército irá enviar um reforço de 270 homens para às aldeias que ajudarão na segurança das eleições, a meta é garantir a tranquilidade do eleitor”, pontua. 
Nas eleições de hoje haverá ainda a atuação de com 40 magistrados, 351 servidores da Justiça eleitoral e um total de 16.564 mesários.