O Debate da TV Anhanguera/Rede Globo, realizado na noite desta quinta-feira, 31, finalizou por volta das 1 hora da madrugada desta sexta-feira, 01, e teve uma boa avaliação tanto dos candidatos presentes, quanto dos responsáveis pela realização do evento.

A senadora Kátia Abreu (PDT), uma das candidatas na eleição suplementar a governo do Tocantins, disse que este “é um espaço importante e que poderá ser decisivo para a eleição, mesmo que o tempo seja curto”.

Já o ex-jurista Márlon Reis (REDE) afirmou estar “muito satisfeito, pois tive a oportunidade de mostrar a diferença do nosso projeto em relação aos demais”.

Marcos Souza (PRTB), classificou como positiva a oportunidade de cada um se apresentar aos eleitores. “Nós fizemos a nossa parte e, com isso, estamos colocando o nosso nome que está pronto para assumir o governo sem questionamento jurídico”.

Para o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), o debate “foi o suficiente para mostrar o diferencial” e destaca: “muito se falou em honestidade e em propostas, deixamos claro nossa maneira de agir e o que já fizemos”.

Vicentinho Alves (PR), no entanto, acredita que teve pouco espaço e cogita: “parece que havia um acordo para me agredir, mas respondi com documentos”. Ele alertou ainda para o fato de a eleição estar sub judice, “que vai prejudicar muito inclusive aos eleitores”.

Por fim, Mário Lucio (PSOL) agradeceu a oportunidade e classificou o debate como positivo. “Espero que a população tenha sido auxiliada para fazer uma escolha que possa, de fato, melhorar a vida dela”, ponderou.

Organizadores

Para diretor geral do Grupo Jaime Camara (GJC) no Tocantins, Jean Teixeira, este momento é quase único, em especial para a TV Anhanguera que tem grande a audiência o alcance em todo o Estado. “É uma plataforma extremamente útil para os eleitores e para o Estado. Nossa avaliação é positiva, pois não houve perguntas pejorativas, o que houve de fato, foi um debate de um nível muito bom, onde as pessoas se respeitaram, mesmo com algumas perguntas mais apimentadas, todos se comportaram muito bem, com isso quem ganha é o eleitor que poderá dessa forma, analisar e tomar sua decisão”, disse.

O gerente de jornalismo da TV Anhanguera no Tocantins, Edison de Castro, ressaltou que o debate foi importante para o eleitor de Norte a Sul do Estado. “São apresentados mais subsídios e elementos para decisão do voto. Muito importante, a partir do momento em que os candidatos não tiveram muitos momentos para apresentarem as propostas, e aqui eles tiveram tempo para mostrar o que pretendem fazer pelo Tocantins”, frisou.

Presente no Tocantins, a Diretora de Jornalismo da Rede Anhanguera, Brenda Farias, destacou que o debate foi “democrático e igualitário, com a intenção de ajudar os eleitores a conhecerem melhor as propostas”.

Para o Diretor de Programação da Rede Anhanguera, Orlando Moreira, ponderou que “com o olhar da programação, a gente teve equipe reforçada para estruturar o tempo, pois um debate local é sempre um desafio de se fazer”.

Confira na edição impressa do Jornal do Tocantins desta sexta-feira, 1, reportagem completa sobre o debate e a Eleição Suplementar que acontece neste domingo, 3. São quatro páginas dedicadas ao tema.