Ainda faltam mais de 20 dias para o término da janela partidária, mas o troca-troca de partido se intensifica na Assembleia Legislativa e altera o cenário político no parlamento estadual. Ontem, a deputada estadual Luana Ribeiro, que antes estava no PR, anunciou sua filiação ao PDT. O presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso, deixará o DEM. Já o deputado Valdemar Júnior pediu sua desfiliação do PSD.

Outras mudanças são esperadas, pois há deputados pensando em acompanhar Damaso na filiação, outros estão discutindo individualmente com as siglas. E com as mudanças dos deputados, prefeitos, vereadores e pré-candidatos também se movimentam.

PDT

Com a presença do ex-deputado federal Ângelo Agnolin e outros membros da Executivo estadual do PDT, Luana disse que entra para o novo partido de corpo e alma, destacando que não sai só do PR, frisando que leva um grupo de lideranças e políticos com ela.

Na solenidade, no gabinete da deputada na Assembleia, Agnolin afirmou que o PDT tem o projeto de disputar as eleições para prefeito em todas as capitais do Brasil, lembrando que Luana é um grande nome, pois disputou o pleito de 2012. Porém, a parlamentar não se comprometeu com esse projeto e disse que é preciso aguardar.

Sem destino

Damaso irá deixar o DEM e isso já é certo, mas ele ainda não decidiu para qual sigla irá, assim disse o presidente da Casa de Leis. Ele afirmou que busca um “partido onde a ideologia seja voltada para a valorização do ser humano”. Sobre a articulação da migração de um bloco de deputados, ele preferiu não dar detalhes.

Outro que ainda está definindo o seu destino é Valdemar Júnior. Ele entregou na quinta-feira à Justiça Eleitoral o comunicado de desfiliação do PSD, mas não teria destino certo ainda. Mas, ele estaria acertando sua filiação com o PMDB, situação não confirmada e nem negada por Valdemar.

PR

O partido já garantiu a filiação do deputado federal Vicentinho Júnior, que estava no PSB. Ele é filho do presidente estadual da sigla, senador Vicentinho Alves. O PR fará um encontro regional para comemorar essa filiação e outras no próximo dia 11.

Em encontro com os dirigentes do partido, ontem pela manhã, Vicentinho Alves fez um balanço das filiações previstas para os próximos dias. O partido espera ampliar o número de prefeitos de dez para 18; de 13 vice-prefeitos para 18; conquistar mais de 16 vereadores, sendo que hoje já contam com 126. O PR também espera ganhar um deputado estadual nessa troca-troca de partido.

PSDB

Com foco nas eleições deste ano, líderes do PSDB reuniram-se ontem, em Palmas, para discutir o papel do partido nas eleições municipais deste ano.

Segundo a assessoria de comunicação da sigla, o intuito do PSDB é fortalecer a legenda nos municípios, buscando candidaturas próprias e alianças definidas de acordo com o perfil dos partidos e propostas dos aliados.

Mudança

Até o dia 19 de março vereadores e deputados estaduais e federais poderão mudar de partido sem risco de perderem o mandato.